Sem contar a abertura, que foi realizada excepcionalmente no dia 10 de junho, foram 6 dias de muitos jogos, disputas acirradas e emoção a flor da pele. Os Jogos Escolares São-bentoenses – JESBs aconteceram de 12 a 18 deste mês, com uma intensidade jamais presenciada por atletas e torcida na cidade.

Logo na segunda-feira passada, em seu perfil pessoal no Facebook, o prefeito Luizinho Barros deixou uma mensagem animada de agradecimento pelo empenho de todos para a relevância dos jogos. “Ontem (domingo, 18) foi o último dia de disputas dos Jogos Escolares São-bentoenses. Conseguimos resgatar os JESBs e fazer a alegria esportiva da juventude da nossa cidade. Os jogos foram um grande sucesso. Muita gente envolvida: alunos-atletas, amigos dos atletas, torcedores, familiares, professores, enfim... Aproveito para agradecer o empenho da minha equipe que comanda e coordena o Departamento Municipal de Esportes e Lazer, sem esquecer da integração dos demais departamentos e secretarias municipais empenhadas, também, na mobilização para a participação da juventude, da população de São Bento e no sucesso dos JESBs”, escreveu o prefeito.

No primeiro dia de competições, logo no dia dos namorados, a presença dos jovens casais estudantes foi maciça nos locais de disputas. A participação do público foi considerada excelente nos vários jogos da categoria futsal masculino e feminino, que foram jogados na quadra do Ginásio do Tupi.

E o dia seguinte não ficou aquém, no campo da AABB, onde foram disputados os jogos de futebol society masculino. A movimentação foi considerada muito boa pelos organizadores do grande evento esportivo da juventude são-bentoense. E assim seguiu-se a semana de jogos até às semifinais e finais.

Nos embates decisivos, a participação do público aumentou, com as torcidas organizadas das escolas presentes aos locais dos jogos, vibrando, apoiando e fazendo muito barulho. Durante as decisões eram visíveis as reações emocionadas e de alegria dos envolvidos, dentro e fora das quadras, campos e nos outros locais destinados a outras provas.

Para o secretário municipal de juventude, Romildo Pinheiro, foram jogos que entraram para a história dada tamanha a emoção de todos. “Venceu a coletividade, o trabalho, a maior dedicação e o empenho daquele que foi hoje o melhor. Mas todos que participaram estão de parabéns, especialmente os vencedores de cada categoria e toda a minha equipe que esteve trabalhando na realização deste evento”, finalizou o secretário Pinheiro.

Para Vítor Gabriel, estudante da escola Dom Francisco, que disputou a decisão do futsal masculino na categoria infanto contra a escola Kiola Sarney, participar dos JESBs em 2017 será uma marca que levará para sempre da sua juventude. “Eu consegui fazer grandes defesas, fiz até gols e conseguimos o nosso objetivo, que era ser campeão, graças a Deus”, disse o atleta ao final do jogo que deu a medalha de ouro à sua escola, sem esquecer de parabenizar o seu professor e técnico pela bela campanha realizada nos jogos, até chegar ao título planejado. O jovem Vítor lembrou que nada terminou ainda. “Agora a gente vai continuar a dedicação e, às vezes, seguir até mesmo no sacrifício, sempre focado, para a disputa dos JEMs na regional de Pinheiro. Estamos muito felizes com o título”, finalizou Gabriel.

Outra secretaria que esteve quase que plenamente envolvida com os JESBs foi a pasta da educação, principalmente pela mobilização realizada junto às escolas municipais. Para a secretária Cita Moniz, os Jogos Escolares de São-bentoenses superaram as expectativas. Ela se disse feliz com a quantidade de alunos e de escolas que aderiram aos jogos. “Nós somos todos vencedores, os organizadores desse evento jovem e os atletas que abrilhantaram o resgate dos JESBs”, disse a secretária Cita. Ela também lembrou o esforço amplo para a mobilização da presença dos alunos das escolas da zona rural de São Bento.

Esse empenho das secretarias do município e prestígio da juventude aos jogos foram a chave para a relevância dos Jogos Escolares São-bentoenses de 2017. Para Cita Moniz, “todos nós fomos campeões. E tenho certeza que no ano que vem os JESB’s serão ainda melhor.”

Durante entrevista, o prefeito Luizinho Barros revelou que o primeiro JESBs, dessa sua nova gestão, não fosse movimentar tanto a cidade. “Os jogos balançaram a cidade inteira. Eu fico muito feliz por isso”, informou. Para isso, a Prefeitura de São Bento mobilizou boa parte das suas secretarias e departamentos municipais para a realização do evento.

O prefeito Luizinho Barros também se declarou bastante satisfeito com a dedicação e integração das suas equipes que estiverem no comando dos JESBs. “A gente percebe ainda que temos atletas muito bem preparados para disputar as próximas fases dos JEMs, tanto a etapa regional como a estadual. Temos uma juventude que irá representar a nossa cidade muito bem, tenho certeza”, disse o entusiasmado prefeito. “Mais uma vez, muito obrigado a todos e a todas. E que no ano que vem a gente consiga ir mais além do que conseguimos realizar em 2017”, finalizou.

Para 2018, a Prefeitura de São Bento já está fazendo levantamento e balanço dos bons resultados e das falhas deste ano para a devida correção futura. Tanto o prefeito quanto as secretarias envolvidas prometem um próximo Jogos Escolares São-bentoenses muito melhor, mais movimentado, alegre e com retornos mais positivos. Definitivamente, nesta gestão municipal, o evento voltou para marcar a vida dessa geração jovem da cidade.

Os JESBs já fazem parte da agenda de São Bento. Podem anotar!