Um grupo de jovens são-bentoenses esteve em São Luís participando do projeto “Tour Jovem Cidadão”, que tem por objetivo proporcionar aos estudantes maranhenses o acesso aos equipamentos históricos, artísticos, turísticos e de lazer da capital do Estado, como museus, teatros, bibliotecas e outros ambientes artístico-culturais, contribuindo dessa forma na construção do pertencimento histórico e étnico-racial e da formação cultural do cidadão maranhense. O projeto tem como público alvo jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

A cidade de São Bento foi contemplada dentre os 45 municípios que participam da edição deste ano. As cidades foram definidas através da adesão ao edital de chamada pública do Governo do Maranhão. Assim, cerca de 40 jovens são-bentoenses foram atendidos pelo projeto, através da Secretaria Municipal de Juventude, Ciência e Tecnologia, da Prefeitura de São Bento.

Os alunos das escolas de São Bento, que participaram do projeto “Tour Jovem Cidadão”, visitaram vários pontos turísticos-culturais de São Luís, como o Palácio dos leões, Casa Nhozinho, Casa do Maranhão, Museu de Arte Sacra, Biblioteca Benedito Leite, Forte Santo Antônio, Espigão da Ponta d'Areia, Centro de Pesquisa de Arqueologia, Centro de Criatividade Odilo Costa Filho e Parque do Bom Menino. Os alunos e coordenadores são-bentoenses ficaram hospedados no Grand São Luís Hotel, localizado na Praça Dom Pedro II, bem no Centro histórico da capital maranhense, onde a cidade foi fundada.

Os jovens selecionados por diretores e professores são-bentoenses foram os considerados os melhores nas escolas de nível médio da cidade. Os responsáveis pela coordenação local do projeto deram prioridade para aqueles mais dedicados ao ensino, que tem bons resultados nas salas de aula e que dão ênfase aos estudos, sendo 8 por cada escola. As unidades de ensino participantes foram a ETESB, CEMP, Dom Luís de Brito, Kiola Costa e a Dom Francisco.

O projeto “Tour Jovem Cidadão” é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur).

A participação dos jovens da cidade foi garantida através da busca efetiva desse projeto pela Secretaria Municipal de Juventude, Ciência e Tecnologia, sob a coordenação geral do secretário Romildo Pinheiro e devidamente incentivada pelo prefeito Luizinho Barros, que não tem medido esforços, na sua gestão à frente da administração municipal, para que os jovens são-bentoenses tenham mais espaços nas sociedades maranhense e brasileira.

Abaixo, acompanhe os registros fotográficos dos jovens estudantes são-bentoenses em visita à São Luís do Maranhão.