O Carnaval Gigante de São Bento foi um sucesso!

O título desta matéria expressa exatamente a reflexão que o sambentoense faz hoje sobre o carnaval realizado pela Prefeitura Municipal de São Bento.

Batizado de Carnaval Gigante, os objetivos e resultados foram alcançados nesses 5 dias ininterruptas de festas - segundo declararam o prefeito Luizinho Barros, secretários, assessores e artistas. Isso mesmo, em todas as entrevistas concedidas à nossa equipe de reportagem, até os astros da noite e principais nomes do evento também foram enfáticos em afirmar que o Carnaval Gigante de São Bento estava sendo o melhor ou um dos melhores da Baixada maranhense.

A maioria desses artistas que se apresentaram nos 2 palcos, localizados estrategicamente em praças públicas diferentes da cidade, estava se deslocando de outras cidades para São Bento. Portanto, eles eram o termômetro, as principais referências para depoimentos instantâneos sobre a comparação do sucesso das festas carnavalescas dos outros munícipios com o grande evento realizado pela Prefeitura de São Bento.

Os depoimentos dos cantores e cantoras convidados para abrilhantar o carnaval da cidade foram contagiantes. Eles expressavam animação plena e regozijo em estar participando naquele momento do tão alegre e bem organizado Carnaval Gigante de São Bento.

Mas a festa não se resumiu somente aos palcos e atrações vindas de outros locais. Os artistas sambentoenses foram valorizados, estiverem presentes também nos espaços públicos destinados para a realização do carnaval. Eles agradeceram a atitude dos organizadores em valorizar a “prata da casa”. E com isso, esses cantores e bandas fizeram a festa e animaram, com toda a energia disponível, o grande público presente na praça de Eventos e na praça Carlos Reis nesses 5 dias.

Segundo informações oficiais do município, foram cerca de 70 mil pessoas presentes nos 5 dias de festas do Carnaval Gigante.

Uma coisa ninguém contesta: foi expressiva e espetacular a participação popular e a aceitação do povo sambentoense e de turistas na cidade ao Carnaval Gigante. Um evento realizado com segurança e respeito, feito com muita paz e alegria, sem nenhum incidente grave ou de grandes proporções.

Em uma mensagem publicada nas redes sociais, o prefeito Luizinho Barros fez questão de relembrar a importância do folião brincar na paz, com respeito e segurança. Já que o grande evento estava chegando ao último dia, manter esse equilíbrio era de suma importância para o ápice do encerramento da festa – afirmou o prefeito de São Bento.

Fora os shows contratados (que atraem, claro, muita gente de fora da cidade), a Prefeitura também deu apoio para a realização de vários blocos de rua, tanto para os tradicionais (aqueles que há anos e anos fazem a festa nas ruas independentemente do apoio governamental) como para os novos blocos, que são iniciativas exclusivas da população em fazer a festa por toda a cidade.

No final de cada desfile dos blocos, que iniciava as suas concentrações já no início da tarde, esses grupos de brincantes finalizavam os passeios animados e irreverentes pelas ruas da cidade na praça pública, iniciando daí uma outra concentração para curtir os shows que começavam ou já aconteciam na praça Carlos Reis, local que dava início à programação oficial do Carnaval Gigante. Após o cumprimento da diversão na Carlos Reis, a população descia em caminhadas para a praça de Eventos, onde mais shows eram realizados até a madrugada do dia seguinte.

Várias autoridades políticas estiveram na cidade nesses 5 dias de Carnaval Gigante de São Bento. O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PC do B) fez questão de lembrar da sua parceria com o prefeito Luizinho Barros. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, Rubens Júnior reafirmou a sua colaboração ao evento e à participação na administração municipal. Na esfera federal, o deputado disse que Luizinho Barros pode contar com ele em Brasília. Na estadual, lembra que o prefeito terá as portas abertas do Palácio dos Leões para tratar com o governador Flávio Dino.

Voltando para o Carnaval Gigante propriamente dito, em resumo foi um sucesso essa grande festa. Antes mesmo de acabar, já estavam todos com o gostinho de “quero mais”. Nas redes sociais, a participação popular também foi efetiva e marcante.

No site oficial da administração municipal, na fanpage da Prefeitura de São Bento e no perfil do prefeito Luizinho Barros, quase 100% das participações foram de curtidas, compartilhamentos e de mensagens positivas. Já tem gente sugerindo até a programação para a festa da cidade no próximo dia 30 março e para o carnaval de 2018.

Outra certeza quando se trabalha corretamente: a coisa pública quando é tratada dessa forma, valorizando a cidade e o seu povo dá nisso, em bom retorno para todos, com a verba bem aplicada e com o dinheiro circulando na cidade entre a população.