Prefeito Luizinho Barros se sensibiliza com projeto de jiu-jitsu e garante apoio à ação social que envolve a juventude

Em reunião realizada na sede da Prefeitura de São Bento, o prefeito Luizinho Barros se solidarizou com o projeto social “Adote um Atleta”, voltado aos jovens, que envolve o jiu-jitsu e motiva a prática desse esporte na cidade.

Trata-se de uma proposta de inclusão que já se encontra em execução, criada e mantida pelo professor Eliakim Almeida, também conhecido como Mestre Kim, que Luizinho Barros passou a conhecer em detalhes no encontro da semana passada. O prefeito foi plenamente envolvido, se sensibilizou e abraçou de vez a causa. “É um projeto muito bonito, de grande alcance social e isso muito nos comove”, adiantou o prefeito.

foto 2

Após o detalhamento do projeto realizado pelo Mestre Kim e sua equipe, Luizinho Barros afirmou que pretende ir bem mais além na proposta. O prefeito gostou tanto da ideia que solicitou ao Departamento Municipalde Esportes e Lazer e à Secretaria Municipal de Juventude o planejamento e o desenvolvimento de uma parceria com o projeto “Adote um Atleta”, envolvendo o resgate dos meninos que perambulam pelas ruas da cidade.

“Queremos que o projeto envolva também jovens carentes, que eles se tornem grandes cidadãos e que possam contribuir com o futuro da nossa São Bento. Queremos que o projeto seja transformador da vida desses seres humanos”, disse Barros.

foto 3

O Mestre Kim também demonstrou felicidade e se disse muito satisfeito com os resultados desse primeiro encontro. Para ele, o prefeito se mostrou muito aberto a apoiar o projeto por acreditar que “o esporte seja uma ferramenta de combate à violência e às drogas, de resgate e transformador em cidadãos de bem e em atletas de ponta, capazes de serem vencedores”, comentou o professor sobre os objetivos do “Adote um Atleta”.

Com a essa adesão do prefeito ao projeto, o Mestre Kim acredita que o município de São Bento deverá ganhar bastante na questão do esporte e agora evoluir na inclusão social, que é de responsabilidade de todos. Kim informou ainda que é uma ideia pioneira, que a Baixada e São Luís, por exemplo, não possuem projetos com essa característica, que busca esse objetivo. O professor Kim também contou como se deu o início do projeto e relembrou do seu mestre de jiu-jitsu, professor Aurélio Veras, que foi disciplinador e formador do atleta Eliakim Almeida.

foto 4

O professor Veras foi o principal motivador do Mestre Kim na criação do projeto, para apoiar jovens a se transformar em atletas de ponta. Aurélio Veras orientou Eliakim Almeida a investir em jovens carentes, pessoas que não tinham condições mínimas de pagar para praticar o esporte, mas que demonstravam bastante interesse, motivação e potencial no jiu-jitsu. Assim nasceu o “Adote um Atleta”.

O Mestre Kim aproveitou o evento para falar da preparação dos seus atletas para a disputa dos Jogos Escolares de São Bento – JESB e, na sequência, dos Jogos Escolares Maranhenses – JEMs, que serão disputados na etapa regional em Pinheiro e na etapa final em São Luís. O professor Eliakim Almeida confirmou que os jovens atletas de jiu-jitsu estão bem preparados para esses dois eventos esportivos municipal e estadual. Para Kim, o resgate dos JEBs, realizado pela atual gestão administrativa municipal, será de suma importância para a vida de diversos jovens são-bentoenses.

foto 5

O Mestre se disse feliz com a realização dos jogos na cidade após tantos anos, não só pela inclusão específica da sua modalidade esportiva, mas também pelos diversos outros esportes que serão motivados à prática no município em função desse renascimento. “Nós temos meninos e meninas de muito talento em São Bento, por isso os JEBs e os JEMs serão importantes para a gente dar mais dignidade à nossa juventude”, concluiu o professor Eliakim Almeida.

Quem também se fez presente à reunião para tratar do “Adote um Atleta” foi o secretário Romildo Pinheiro, da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Juventude. Para o secretário, o projeto é a cara da sua pasta, pois vai no cerne das propostas da secretaria que objetiva tratar dos assuntos juvenis são-bentoenses. Romildo Pinheiro conheceu primeiramente o projeto e logo acionou Luizinho Barros, sugerindo que o prefeito abraçasse a causa.

O secretário lembrou que a marca da atual gestão é o trabalho com a juventude, que o prefeito quer a apoiar ações que dignificam os jovens como verdadeiros cidadãos de bem, responsáveis e transformador da cidade de São Bento. “Nós somos o reflexo do nosso prefeito, ele abraça a causa e todos nós nos sentimos muito felizes com isso”, finalizou Romildo Pinheiro.

Após décadas sem ser realizados, JESB’s é considerado sucesso pela juventude e organizadores são-bentoenses

Estudantes do ensino fundamental da rede pública de São Bento visitam projeto ambiental em Peri-Mirim

5/25/17 1:16 PM

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de menores foi bastante movimentado em São Bento