Prefeitura de São Bento recebe ambulância do Governo do Maranhão

Nesta quinta-feira, 27 de abril, o Governo do Estado do Maranhão realizou a entrega de várias ambulâncias a diversos municípios maranhenses, em solenidade comandada pelo governador Flávio Dino, no pátio do Palácio dos Leões.

Dentre os beneficiados pela Secretaria de Estado da Saúde está São Bento, que foi representada pelo chefe do executivo municipal, o prefeito Luizinho Barros. No evento o prefeito ressaltou a necessidade de contar imediatamente com o veículo hospitalar para dar suporte aos pacientes da cidade que necessitam desse amparo médico. “
Uma ambulância que irá fortalecer e qualificar o atendimento na área da saúde do nosso município”, complementou Luizinho Barros.

reunião

Parceiro constante da nova gestão administrativa da cidade, o deputado estadual Othelino Neto, do PCdoB, do mesmo partido do prefeito, foi autor da emenda parlamentar que possibilitou a aquisição da ambulância. Ela tem capacidade de socorrer atendimentos como Unidade de Terapia Intensiva - UTI e semi UTI.  A ambulância pode ainda se transformar em Unidade de Suporte Avançado – USA, e é equipada com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio.

grupo 1

O veículo possui também um sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com problemas de
descompensação no sistema orgânico. E em caso de atendimento fora do veículo, conta com respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos.

No evento, o gestor municipal fez questão ainda de relembrar a situação em que encontrou a máquina pública são-bentoense. Na saúde, também recebeu maquinários e prédios sucateados, além de enfrentar a insatisfação dos servidores públicos com a antiga gestão.

lula

Foi um início difícil de gestão, mas a história tem mudado. Em apenas 4 meses de muito trabalho, a cidade já começa a ser repaginada. Não só na saúde, como também em vários outros setores dos serviços públicos.

Em entrevista à imprensa da capital maranhense, Luizinho Barros garante que São Bento já começa a ter uma nova cara, já está com um outro espírito de trabalho, com o povo esperançoso, especialmente em função do apoio que a administração tem recebido do seu grupo político estadual e pelos esforços do seu secretariado em “arrumar a casa”.

secretário

A parceria com o executivo estadual tem rendido bons frutos. Há alguns dias, em entrevista à Rádio Timbira (retransmitida em rede de emissoras para todo o Maranhão), o governador Flávio Dino reafirmou o seu compromisso com o prefeito Luizinho Barros e com os são-bentoenses. Dino falou que tem visto com bons olhos e com carinho especial a postura administrativa do prefeito Luizinho em conduzir a máquina pública. O governador confirmou o seu interesse em colaborar na solução dos vários problemas que a cidade de São Bento enfrenta.

Ainda na área da saúde, o secretário
Carlos Eduardo de Oliveira Lula, da pasta estadual, informou ao prefeito Luizinho Barros, nesse mesmo evento, que o projeto de construção do hospital na cidade, com 40 leitos, continua avançando, cumprindo as várias etapas que são necessárias a esse tipo de obra, reafirmando que em breve anunciará o início dessa importante obra para os são-bentoenses e região.

othelino

A nova ambulância, que já está à disposição da saúde municipal, foi um grande benefício anunciado e entregue à cidade nesta semana, mas também serviu para estreitar ainda mais o relacionamento entre o executivo municipal e poder estadual, nessa parceria política que só sai ganhando mesmo é o povo de São Bento.

Fotos: Augusto Martins