Conselho Tutelar e Secretaria de Assistência Social realizam ação de combate ao abuso e exploração sexual de menores

Foi realizada na terça-feira, 9 de maio, uma ação de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes na cidade, com a iniciativa do Conselho Tutelar de São Bento em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

O evento antecipa a programação do próximo dia 18 deste mês, data nacional de
combate ao abuso e à exploração sexual de menores no Brasil. A ação foi desenvolvida baseada no lema “Faça bonito. Proteja as nossas crianças e adolescentes. Esquecer é permitir, lembrar é combater”.

carro

O objetivo do evento, tanto desta terça-feira como do
dia nacional, é promover a proteção às crianças e adolescentes, divulgar as informações de combate à exploração e abuso sexual e estimular as denúncias de crimes cometidos por adultos a menores de idade. Dessa forma, estão irmanados nessa campanha o Conselho Tutelar, a Secretaria de Assistência Social, vários departamentos e órgãos municipais e as delegacias de polícia.

Na ação foram distribuídos, para os moradores
da cidade, alguns materiais publicitários que contém informações educativas e que estimulam as denúncias. As peças de comunicação também contém dicas que direcionam um bom relacionamento com os menores de idade, que aproximam pais e filhos, que ensinam como estabelecer diálogos de respeito e como ter empatia e uma comunicação eficaz com crianças e adolescentes.

moto 1

Até o dia 18 de maio, data nacional da campanha
em todo o país, serão realizadas várias atividades nas escolas públicas e na zona rural de São Bento, por exemplo. Uma vasta programação está sendo elaborada para dar prosseguimento à ação que se deu inicialmente nesta semana.

O planejamento para
o “Dia D”, como denomina a data a secretária Isaura Barros, responsável pela pasta da assistência social do munícipio, está sendo feito para marcar a vida das várias famílias são-bentoenses que necessitam aprender a proteger as suas crianças e adolescentes.

moto 2

O desejo da secretária, nessa parceria com o Conselho Tutelar, é influir definitivamente na harmonia dos lares das famílias da cidade, fazendo com que as crianças e adolescentes estejam protegidos dentro e fora de casa.

Para denunciar, a pessoa pode procurar o
Conselho Tutelar são-bentoense, qualquer delegacia da cidade (que pode ser especializada na defesa de crianças e adolescentes ou não) e através do disque-denúncia nacional, ligando para o número 100, e o denunciante pode também ligar diretamente para o número 190, nos casos de emergência.

moto 3