A Prefeitura de São Bento, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou grande ação de saúde preventiva no bairro Alegre, no último dia 26, dando sequência às diversas atividades desse projeto pelas comunidades da cidade.

saúde1

Os atendimentos aconteceram durante a manhã, das 7h00 às 13h00, nas áreas de clínica geral, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e dentista, inclusive com a aplicação de flúor. A ação contou também com um educador físico para orientar as pessoas quanto as formas de atividades físicas mais adequadas, que naturalmente evitam o aparecimento de algumas doenças.

saúde2

Na mesma ação, houve ainda testes rápidos de glicemia para diabetes, sífilis, hepatite, HIV e outros exames preventivos, além de algumas vacinas para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Os pacientes foram atendidos através da apresentação da carteira de identidade (Registro Geral) e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

saúde3

A ação de saúde foi solicitada pela comissão de moradores do bairro Alegre em favor da população da comunidade, que contou com a participação decisiva do vereador Henrique Vale junto ao executivo municipal para a realização do evento, prontamente atendidos pelo prefeito Luizinho Barros e pelo secretário municipal de saúde, Rafael Pereira.

saúde4

Para o vereador Henrique Vale, a ação de saúde foi benéfica à população carente do bairro e teve resultado altamente proveitoso. “A gente agradece a atenção do prefeito e do secretário por ter prontamente atendido a nossa solicitação para a realização da ação de saúde. E a gente espera e deseja que esse tipo de evento seja realizado mais vezes nas mais diversas comunidades são-bentoenses”, finalizou o representante do legislativo municipal.

saúde5

O secretário Rafael Pereira esteve pessoalmente acompanhando a realização da ação no bairro Alegre e informou, durante o evento, que esse tipo de atividade continuará acontecendo nas comunidades da cidade e na zona rural. “A exemplo do que acontece hoje, outros bairros já foram contemplados e temos os próximos programados para serem atendidos”, disse o secretário de saúde. Para ele, a determinação do prefeito Luizinho Barros tem garantido a realização das ações de saúde. “Dessa forma, a população se sente agraciada e valorizada pelo trabalho da Prefeitura”, finalizou Rafael Pereira.

saúde6

Morador do bairro Alegre e contemplado com os atendimentos de saúde da ação da Prefeitura de São Bento, o "seu" Valdionor achou oportuno e proveitoso o evento. “Já tivemos outras vezes esta ação aqui no Alegre. E dessa vez está sendo muito bom os atendimentos que solicitamos ao nosso representante no legislativo e prontamente realizada pelo executivo. Saímos satisfeitos daqui”, disse o morador.

saúde7

Outro aspecto valorizado com a ação é a distância das comunidades da sede do município e a comodidade dos moradores terem atendimentos de saúde bem próximos de suas residências. Esse é um dos fatores valorizados pelos comunitários com a ação, em razão da proximidade das unidades de saúdes das suas casas. “É a prefeitura trazendo a saúde até a nossa residência, ao nosso bairro, à nossa comunidade, ao nosso povo”, finalizou o "seu" Valdionor.

saúde8

Para finalizar, o secretário Rafael Pereira declarou que com as ações de saúde, seguindo o planejamento da Secretaria de Saúde, a gestão municipal pretende visitar todas os bairros e comunidades da zona rural de São Bento até o final do ano. E o prefeito Luizinho Barros não medirá esforços para levar a saúde aos mais distantes povoados da cidade.

Informações: Augusto Serrão